quinta-feira, 17 de abril de 2014

Hospital de Foz passa a prestar serviço de média complexidade

Foto: DivulgaçãoA Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu acaba de receber a confirmação de envio de R$ 325 mil mensais para a realização de cirurgias de média complexidade no Hospital Padre Germano Lauck. A expectativa é que os recursos sejam liberados a partir do mês que vem e contribuam para fortalecer ainda mais os serviços de uma unidade que, apesar das dificuldades, transforma-se em referência à área abrangida pela 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.

O presidente da Fundação, Faisal Jomaa, informa que os recursos para cobrir os procedimentos vinha dos cofres públicos municipais. “Com esse repasse, toda a comunidade ganha, porque o Hospital Municipal terá mais fôlego para atender casos de trauma, como ortopedia, neurocirugia, cirurgias gerais e outras”. Hoje, cerca de 70% das cirurgias realizadas pela unidade de saúde ocorrem na área de trauma, o que faz dela uma estrutura estratégica à região.

A liberação dos recursos será feita pelo Ministério da Saúde a partir de um programa de incentivo à qualificação da gestão hospitalar. Apenas em consultas, o Hospital Municipal realizou mais de duas mil no mês passado. No entanto, 525 pessoas não compareceram mesmo depois de alertadas, conforme Faisal. O presidente da Fundação acompanha também a reivindicação da região de fronteira de elevar o volume de recursos mensalmente liberado para cobrir custos na área da saúde pública.

Foz tem uma situação diferenciada, porque, entre outros, enfrenta também a pressão de brasiguaios e até de paraguaios por consultas e procedimentos na estrutura pública mantida na cidade. Diante disso, as constantes solicitações e a própria constatação de técnicos do Ministério da Saúde indicam que o valor atualmente liberado é inferior ao volume de exigências. A expectativa dos que se envolvem com essa bandeira é de a partir do mês que vem o volume global de repasses a Foz chegar aos R$ 3 milhões. A portaria que garante o valor deverá ser publicada até o fim deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário