terça-feira, 14 de outubro de 2014

Rebelião já passa de 14 horas e negociações são retomadas

pig_As negociações com os presos rebelados na Penitenciária Industrial de Guarapuava, foram retomadas às 7 horas da manhã desta terça-feira, 14. Elas estavam suspensas desde às 22h30 da noite desta segunda-feira, 13. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), os 12 agentes penitenciários e o grupo de presos continua refém dos rebelados, que pedem a remoção para outros estados do País. A rebelião já dura mais de 14 horas e é a 21ª no sistema penitenciário do Paraná desde dezembro de 2013.

A rebelião começou perto das 11h30, na fábrica da unidade prisional. Treze agentes foram rendidos no momento em que distribuíam o almoço aos detentos, que usaram tesouras, estoques e outros materiais para dar início ao motim.

Na prisão, sapatos, botinas e luvas são fabricados pelos presos. Cerca de 80 detentos – dos 239 do presídio – participam da rebelião. A unidade tem capacidade para 240 presos.

No final da tarde, um agente carcerário acabou liberado depois de passar mal com a cola que os presos colocaram no corpo dele e dois detentos foram jogados do telhado do presídio. Outros 11 presos que eram mantidos reféns pularam do telhado para escapar. Os ferimentos de todos foram leves.

Desde o começo da revolta, alguns dos presos reféns foram amarrados seminus no telhado do presídio. Também foi ateado fogo no edifício fabril e outras galerias foram danificadas.

Policiais da tropa de choque da PM e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) deram início às negociações por volta das 17 horas. “As reivindicações são muito vagas, não são objetivas. Alguns pedem transferência, outros falam em melhor tratamento”, conta a vice presidente do Sindarspen, Petruska Sviercoski, que acompanha o desenrolar do motim na frente da penitenciária. Do lado de fora, familiares de agentes e presos aguardam informações sobre a rebelião. O fornecimento de luz e água das galerias ocupadas pelos rebelados foi suspenso.
Reincidentes

Há a informação de que a rebelião na Penitenciária de Guarapuava teria sido orquestrada por um grupo de presos que havia sido transferido recentemente da Penitenciária Estadual de Cascavel e do Complexo Penitenciário de Piraquara, na Grande Curitiba, para a unidade de Guarapuava.

De acordo com a Seju, embora essa ainda não seja uma informação oficial, caso seja confirmada, os presos reincidentes serão transferidos para o regime de segurança máxima federal. Esta é a primeira rebelião no local desde que a penitenciária foi inaugurada, em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário